terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fazenda dos Coqueiros

uma viagem ao passado.

A Fazenda dos Coqueiros esta localizada na cidade de Bananal - SP68-km309, a 153km do Rio de Janeiro.
Em 1854, Bananal era o primeiro produtor mundial de café, hoje, faz parte das cidades mortas do Vale do Paraíba, com um enorme e deslumbrante acervo histórico, incluindo inúmeras construções antigas restauradas, e algumas pinturas de Villaronga, um renome da pintura Européia.
Possui dentre outras coisas, a farmácia mais antiga do Brasil, ainda em funcionamento, a Farmácia Popular, que pertenceu ao boticário francês Tourin Domingos Mosnier. Podemos ainda apreciar potes de porcelana francesa, rótulos pintados a ouro e cristais.
Outro monumento histórico localizado em uma de suas praças, e a estação ferroviária, importada da Bélgica pelos barões do café, toda construída em placas de metais almofadadas, única do gênero na América Latina, que hoje abriga a biblioteca municipal e o centro de recepção ao turista.
Também podemos destacar a Igreja da Matriz, construída em 1811, sua arquitetura e caracterizada pela simplicidade da fachada e em seu interior decorada com pinturas de Villaronga dedicada ao Senhor Bom Jesus do Livramento.
A Fazenda dos Coqueiros foi construída em 1855 pelo Major Candido Ribeiro Barbosa e sua esposa Dona Joaquina Maria de Jesus, pais de Candoca, conhecido como O Menino de Ouro. Ele nasceu muito doente e seus pais realizaram uma promessa que se ele atingisse os quinze anos de idade, doariam o mesmo valor de seu peso em ouro a Santa Casa de Misericórdia, caso ele sobrevivesse.Conquistada a graça Candoca veio a se tornar o Barão Ribeiro Barbosa.
A Fazenda dos Coqueiros faz parte das grandes fortunas do ciclo do café, mantendo ate hoje sua estrutura antiga e conservada como no século passado, com parte de suas senzalas, lavadores de café, represas, objetos antigos e documentos históricos.
Enfim, Bananal e uma cidade de grande valor histórico-cultural que você poderá desfrutar junto a nos da Fazenda dos Coqueiros.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário